Tweet

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Saneamento básico familiar e escolar

Que bom que cheguei aos 56 anos sem tropeçar no meu próprio cocô
e nem dos outros
Primeiro, fiz as necessidades direitinho
na privada
dando descarga
limpando a bunda
jogando o papel higiênico no cesto de lixo
e lavando as mãos
com sabonete na pia.
Depois, escovando os dentes após cada refeição
e à noite
antes de dormir
Ah, banho de manhã e à tarde,
porque moro abaixo do Equador
e é chuva e calor
mais calor
quase o tempo todo
das quatro estações.
Até no frio tomo banho.
Porque tenho 56 anos?
Não,
porque fui ensinada e educada assim
desde pequenininha.
Em casa e na escola.
E vacinada, desde pequenininha.
E obrigada a estudar se eu quisesse passar de ano,
desde pequenininha.
E a trabalhar, desde pequenininha
se eu quisesse crescer mais.
Ah, esqueci de dizer que meus pais eram pobres e trabalhadores,
mas não eram sujos e nem ladrões.
Para que servem hoje família e escola?

Nenhum comentário: